Select Language

Visitantes

074459
Hoje
Ontem
Esta semana
Este mês
Mês passado
Todos os dias
33
124
488
2471
3500
74459

Seu IP: 10.255.255.29
23-06-2017 05:08

Trabalhos de Conclusão Final do Curso

Modalidades de trabalho final definidas pela Capes para os Mestrados Profissionais
Link Legislação: Artigo 7º da Portaria Normativa Nº 17 de 28 de dezembro de 2009.

 

Passe o  mouse para download

 
2016 (20)

Amanda Santos Felix - A gestão do risco de desastres: um olhar para os registros de ocorrências da defesa civil do município do Rio de Janeiro.

Amanda Almeida Fernandes Lobosco - Desastre de 2011 e a realidade do pós desastre para 18 famílias friburguenses atingidas.

Anna Silvana Cavaliere - Gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde: Estudo de caso em uma instituição hospitalar pública.

Bruno Pereira da Cunha - O antes do Bumba: análise do sistema político sob a ótica das teorias estruturalistas-construtivistas de risco.

Cristiane Tinoco dos Santos - Gerenciamento de risco de inundação na zona urbana de Castelo, estado do Espirito Santo.

Daniel Campos Correia - Os acidentes envolvendo o transporte de produtos perigosos nas rodovias federais do estado do Rio de Janeiro.

Fabíola de Souza Freitas - Análise das chuvas máximas diárias e de 24 horas na cidade do Rio de Janeiro.

Flávia Aragão Santos - Proposta de questionário para levantamento da percepção de risco associado à ruptura de barragens de rejeito de minério.

Ivan Santos Pereira Neto - Gerenciamento de emergências envolvendo produtos químicos perigosos e o sistema de comando em operações: uma análise de aplicabilidade.

Leonardo Abreu de Barros - Estudo de estratégias informatizadas de baixo custo aplicadas à defesa civil no município de Niterói/RJ em prevenção de desastres.

Luciano da Costa Castilhos - Ladeira de Santana: do deslizamento em 2013 à situação atual.

Luis Antonio de Menezes Cerutti - A água: aquém e além do estado nacional.

Marcelo Júlio Bodart Corrêa - Programa mãos à obra: proteção e defesa civil comunitária no enfrentamento de desastres socioambientais.

Marcio José de Macêdo Dertoni - Proposta de modelo para a elaboração de planos de contingência para riscos diversos.

Pedro Retamal Weinem - Mapeamento de risco de inundações. Estudo de caso: Município de Laje do Muriaé, estado do Rio de Janeiro.

Pérola Damiana Dángelis Alberto de Assis - O impacto socioeconômico das mortes de jovens adultos no trânsito brasileiro.

Rafael Fabião Setti - Gestão de riscos de enchentes: medidas não convencionais em drenagem urbana.

Rebecca Braun Poloponsky - Contenção de encostas com emprego da gramínea vetiver:Determinação do coeficiente de cultivo para atendimento da demanda hídrica.

Sônia Marinho do Brazil Costa - Vulnerabilidade de crianças e adolescentes em desastres – caso do Morro do Bumba.

Wellington Silva de Oliveira - A lei de proteção e defesa civil e seus desdobramentos: o estudo de caso do estado do Rio de Janeiro.

 

2015 (8)

Fernando Guilherme da Costa - Abrigo temporário de são josé do vale do rio preto no desastre de 2011: uma comparação com o projeto esfera.

Ivair Antonio Cantelli de Oliveira. A atuação da guarda civil metropolitana de São Paulo no contexto da política nacional de proteção e defesa civil.

Joelson de Oliveira.  A política brasileira do desastre.

José Roberto da Costa Oliveira. O estabelecimento da força nacional de Proteção Civil para apoio à política nacional de proteção e Defesa civil.

Juliana Ribeiro Costa - a dinâmica dos processos relacionados às inundações na área urbana do município de Itaperuna-RJ.

Marisa Machado da Silva. O direito à moradia no Brasil: A vulnerabilidade das ocupações em áreas de risco.

Paulo Renato Martins Vaz - Mapa das ameaças climáticas do estado do rio de janeiro: conhecendo os perigos, tomando medidas.

Paulo Roberto Werneck de Carvalho - Plano de contingência para instalações industriais que processam e estocam produtos perigosos: uma abordagem a partir do modelo para instalações nucleares de geração de energia elétrica.

 

2014 (10)

Alexandre Milczanowski Ribeiro.  Os desastres naturais e interferência humana em suas causas e consequências: caso Angra dos Reis 2010.

Carmen Lúcia Pinheiro Alves Olivier. Vulnerabilidade e risco social: um estudo de caso sobre as extensões do desastre do Morro do Bumba em Niterói.

Cláudia Simone Lobo Ávila da Silva. Precaução e a prevenção na ótica da defesa civil.

Ivana Pereira Tavares Simões. Políticas públicas de informação no gerenciamento de riscos e desastres: análise das condições para implantação do programa de gestão de documentos. 

Luana Márcia Baptista Tavares. Emoções e suas implicações nas ações da defesa e segurança civil.

Maria Beatriz Costa Soares. Contribuição para o desenvolvimento da cultura de risco: um estudo sobre a conscientização sobre riscos e desastres dos alunos do ensino fundamental da rede de ensino municipal de Itaboraí/RJ.

Paulo André da Silva Barroso. Brigadas municipais mistas: um instrumento para redução e resposta a incêndios florestais nos municípios Mato-Grossenses.

Pedro Monteiro Menezes. Metodologia de aprimoramento semântico de mensagens do padrão health level 7 para o modelo do suporte pré-hospitalar de vida no trauma. 

Ricardo Baptista Borges. Vulnerabilidade social na área do Comperj: o assentamento São José da Boa Morte, Cachoeiras de Macacu - RJ.

Silvia Regina de Queiroz Ferreira. Proposta de desenvolvimento de tecnologia educacional visando o atendimento ao idoso em situação de inundação/enchente.


2013 (7)

Cássio Capelli Pereira. Identificação de possíveis pontos de deslizamento e as relações naturais e antrópicas no maciço da Serra da Tiririca e seu entorno, Niterói / Maricá – RJ: Uma perspectiva “prevencionista” de defesa civil.

Kátia Mariana Holanda Barbosa. Análise da percepção dos professores do ensino fundamental sobre riscos de inundações e alagamentos em escolas localizadas no município de Itaboraí/RJ.

Luiz Carlos Silveira de Aguiar. A importância do sistema de gerenciamento de resíduos de saúde na prevenção de desastres: avaliação do panorama em três Instituições de saúde no estado do rio de janeiro.

Maria Cristina Leite de Souza. Análise e planejamento da gestão de riscos químicos e biológicos para a prevenção de acidentes em laboratórios universitários.

Sérgio Reinaldo da Rocha. Defesa civil no Brasil: uma reorganização jurídica necessária.

Thais Maria de Sousa Bezerra. A responsabilidade civil pelos danos causados por enchentes às populações ribeirinhas, no âmbito do direito brasileiro.

Tiago do Nascimento Vargas da Silva. Emissões de óxido nitroso de esgotos domésticos na região metropolitana de São Paulo: estações de tratamento de esgotos com sistemas de lodos ativados e descargas em corpos hídricos.


2012 (8)

Alexandre Luís Belchior dos Santos. Análise da situação da perícia nos desastres originados de incêndio.

Aparecida Veloso Pereira. Propriedade em áreas de risco – uma análise jurídica e social.

Ivan Aurélio Fortuna Kalil de Faria. Alternativas para mitigação de enchentes em centros urbanos, estudo de caso: reservatório para amortecimento de cheias na sub-bacia do rio Icaraí, Município de Niterói - RJ.

Márcia Cristina Lopes Clem. Avaliação das condições para a implantação e execução do Programa nacional de vigilância em saúde ambiental dos riscos decorrentes dos desastres naturais (vigidesastres), em cinco municípios da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro.

Maria de Fátima Lopes Braga. Avaliação das condições físicas funcionais e sanitárias de uma unidade de alimentação e nutrição de um abrigo temporário.

Oscar Luiz de Lima e Cirne Neto. Identificação de cadáveres em situações de catástrofes uma proposta de ação.

Sérgio Luiz Trouche de Carvalho. Uso de sistemas de informações geográficas para mapeamento de suscetibilidade a deslizamentos no município de Muqui-ES.

Valéria Vanda Azevedo de Lima. A Vulnerabilidade do idoso no contexto de desastres.


2011 (3)

Maria Lucia Melo Teixeira de Souza. Desastre natural na conjuntura urbana atual: A catástrofe proveniente das fortes precipitações pluviométricas ocorridas em abril de 2010, em Niterói – RJ.

Rodrigo Piassi do Nascimento. A gestão dos desastres na perspectiva dos órgãos setoriais e de apoio: uma análise da estrutura de defesa civil instalada na capital mineira.

Sônia Regina Leão de Oliveira. Propostas para redução de acidentes no transporte rodoviário de produtos perigosos: um estudo no rio de janeiro no período de 2004 a 2010.


2010 (9)

Antônio Ricardo Ribeiro do Outão. Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas − proposta de utilização de armaduras para aterramento elétrico nos novos prédios da Universidade Federal Fluminense – Reuni.

Carlos Alberto Simas Junior. Gestão do voluntário em defesa e segurança civil no Brasil: O programa bombeiros sem fronteiras.

Edna Maria de Queiroz. Consórcio em Defesa Civil: Alternativa para o enfrentamento de desastres de origem hídrica nos Municípios de pequeno porte, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Emanuel da Fonseca. Avaliação de risco sísmico e planejamento de emergência em Moçambique.

Hermes Barbosa de Moura. Projeto de sustentabilidade socioambiental: A captação de água de chuva para irrigação em um prédio universitário público e sua contribuição na mitigação de enchentes urbanas.

Josias Reis Soares. O ensino de ciências para a defesa e segurança civil.

Maria de Lourdes dos Santos Antunes. Análise e avaliação socioeconômica dos danos e prejuízos em Porciúncula, RJ, provocados pela enchente de 2008.

Marinice dos Santos Machado. Avaliação dos impactos psicossociais provocados por inundações bruscas sobre populações vulneráveis: Estudo de caso das vítimas da catástrofe ocorrida em Itaipava (Petrópolis, RJ), fevereiro de 2008.

Modestino José Póvoas de Salles. Hospital seguro frente aos desastres: abordagem e aplicação de instrumento de avaliação.


2009 (5)

Carla Santos do Amaral Baptista Affonso. Impactos sociais dos desastres naturais. Estudo de caso na comunidade do Gentio, município de Petrópolis, RJ.

Leonardo Braga Martins. Gestão de Defesa e Segurança Civil. Proposta de uma plataforma de conceitos e indicadores para a gestão integrada da defesa e segurança civil do Brasil.

Leonardo Couri Pinheiro. Mitigação dos impactos de precipitação nas encontas e mobilização da sociedade civil: Estudo de caso do município de Petrópolis, RJ.

Renato Manuel Matusse. Análise e avaliação do sistema de gestão de calamidades em Moçambique.

Sidio Werdes Sousa Machado. Gabinete de crise para combate à dengue — análise e avaliação do gerenciamento das ações para contenção da epidemia de dengue no município do Rio de Janeiro em 2008.

 

 

 

 

 

Vulnerabilidade social na área do Comperj: o assentamento São José da Boa Morte, Cachoeiras de Macacu - RJ. Ricardo Baptista Borges, dissertação de mestrado 2014.

Pesquisa

Localização e Contato

Atendimento
Segunda a Sexta, das 9:00 às 17:00 horas
 
Endereço
Rua Tiradentes, 17 - Ingá - Faculdade de Direito II - Anexo 2º andar conjunto 26 - CEP 24210-510 - Niterói, RJ - Brasil (veja o mapa) 
 
Telefone
+55 (21) 3674-7485
 
E-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.