Select Language

Visitantes

077453
Hoje
Ontem
Esta semana
Este mês
Mês passado
Todos os dias
46
81
636
2235
3230
77453

Seu IP: 200.20.0.33
23-07-2017 08:33

Sobre o programa

Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Defesa e Segurança Civil

Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil

Objetivos:

O Curso de Mestrado Profissional em Defesa e Segurança Civil da Universidade Federal Fluminense tem por objetivo principal a formação de recursos humanos, em nível de mestrado, para atendimento das necessidades do país na elaboração de políticas, planejamento e ações no âmbito da Defesa e Segurança Civil em todo o território nacional. É também objetivo do curso a formação de pessoal civil nessa área que, em parceria com especialistas do setor militar, possa ampliar a massa crítica de profissionais dedicados à defesa e segurança civil no Brasil a fim de garantir uma maior cobertura de atendimento no território nacional, com melhoria na qualidade e redução do tempo de resposta do poder público, aos desastres de grande impacto social. Desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada bem como a busca de novas tecnologias, serão uma preocupação permanente do Curso, de forma a colocar o nosso país no mesmo nível das grandes nações quanto à prevenção e minimização de impactos provocados por desastres, tanto de origens naturais, quanto aqueles de origem antropogênica.

Perfil profissional a ser formado:

O profissional a ser formado deverá ser capaz de atuar em parcerias interinstitucionais, civil e militar, nos planos federal, estadual e municipal, bem como estar apto a atuar, de forma eficiente, no planejamento de ações de redução de riscos de desastres, na gestão de riscos  e de desastres, provocados por ameaças de origens naturais, humanas ou mistas.


Vínculo Institucional:

Do ponto-de-vista institucional, dado o seu caráter multidisciplinar o Mestrado em Defesa e Segurança Civil está vinculado a quatro unidades de ensino da Universidade Federal Fluminense, englobando as ciências sociais, exatas e da saúde: Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional, Instituto de Geociências, Instituto de Química e Instituto de Saúde da Comunidade.

Área de Concentração:

Planejamento e Gestão de Eventos Críticos

O objetivo é formar especialistas nas questões do planejamento e gestão do território que impliquem em problemas de risco em grande escala para a população, de defesa civil (segurança, prevenção e minimização de desastres) bem como as estratégias de reconstrução e recuperação das áreas atingidas.

Linhas de pesquisa:

1. Ameaças de riscos e desastres - os estudos e pesquisas sobre todos os eventos que possam vir a causar um desastre, tais como, inundações, enxurradas, deslizamentos de massa, tsunamis, vazamento nuclear, convulsão social, epidemias, furacões, terremotos, etc.

2. Vulnerabilidades humanas, socioeconômicas e ambientais a desastres - problemas de ocupação irregular do solo, favelização, pobreza, falta de infraestrutura básica, falta de percepção de risco, construções a risco, etc. e tudo aquilo que possa aumentar o nivel de suscetibilidade de uma região para a ocorrência de um desastre.

3. Instrumentos de gestão para a redução de riscos de desastres - aspectos legais e socioeducativos para a redução de riscos de desastres, intervenções estruturais e não estruturais, capacitação de agentes públicos, privados e sociedade civil, desenvolvimento de metodologias, etc.

Pesquisa

Localização e Contato

Atendimento
Segunda a Sexta, das 9:00 às 17:00 horas
 
Endereço
Rua Tiradentes, 17 - Ingá - Faculdade de Direito II - Anexo 2º andar conjunto 26 - CEP 24210-510 - Niterói, RJ - Brasil (veja o mapa) 
 
Telefone
+55 (21) 3674-7485
 
E-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.